Consumidores, equipes, investidores, imprensa. Para cada, um canal em português, inglês e espanhol, onde houver necessidade. Apesar da importância de cada um desses públicos, escolhemos uma abordagem para este trabalho.
DESAFIOS QUE SE APROXIMAM
Nos próximos anos o Metrô Rio terá desafios imensos. Inicia-se em 2013, com a Jornada Mundial de Jovens católicos - JMJ RIO 2013.
Um evento que vai reunir 4 milhões de pessoas na cidade e pouco se fala, abafado pela Copa e Olimpíada.
Por ser um público jovem de diversos países, principalmente europeus, tendem a ser usuários de novas tecnologias na maioria. E esse público precisa de informação acessível, iniciada por campanhas imediatas pelas redes sociais, pelas quais já estão de mobilizando, vejamos:
O site oficial do evento (http://www.rio2013.com/pt/voluntarios) para admissão de voluntários informa que a espectativa é atingir 60 mil voluntários para trabalharem na organização do evento.
É um dado suficiente para atestar a grandiosidade do evento.
Dioceses de várias cidades chegarão em caravanas ao Rio a partir de junho, à medida que se iniciarem as férias escolares.
Assista ao vídeo.
Em 2010, o Governador Sérgio Cabral percebeu a importância do evento para a cidade. Nosso arcebispo esteve com Cabral no Vaticano para reforçar o interesse da cidade em acolher o JMJ em 2015.
Porém, posteriormente o Vaticano optou trazer a JMJ para o Rio em 2013 no lugar de Seul, capital da Coreia do Sul.
Em diversos vídeos na internet, Cabral e Paes reforçam suas intenções. Estado e município estão unidos para dar suporte ao evento.
Considerando a importância do Metrô Rio para o sucesso do JMJ, propomos iniciar projeto que vai levar informação à mão desses jovens, de forma a facilitar o tráfego de pessoas pela cidade.
IMPACTOS QUE PODEM SER ATENUADOS:
- Nas datas de pico, no final de julho, não haverá seguranças e suporte suficientes para suprir essa demanda por informação, se não for atendida com antecedência;
- Os guichês se tornarão guias de informação turística;
- O brasileiro não fala inglês.
APP : NOVO CANAL DE CONTATO DIRETO
Propomos a criação de aplicativo mobile (Android e iOS) do Metrô Rio que poderá ser versionado de acordo com o público no que diz respeito ao idioma.
Com versão desenvolvida especialmente para o público da JMJ, o projeto poderá prever versões definitivas também. Com nossa atuação, um conjunto de medidas relacionadas ao uso de mobiles que vão minimizar o assédio sobre os guichês por pessoas que não falam o português, mitigando riscos de super-demandas pontuais.
Reforçando : o objetivo é fazer com que o aplicativo do Metrô Rio seja usado no número máximo de aparelhos smartphones para haver sucesso especialmente junto ao público flutuante que vai inflar a demanda:
1 - preparar a base de dados com a plataforma Mais;
2 - definir os temas para mobile (já temos proposta em mente);
3 - desenvolver o aplicativo que vai renderizar a plataforma Mais;
4 - promover aproximação com representantes;
5 - promover campanha de instalação do aplicativo, explorando os teasers criados;
6 - monitorar resultados.
A campanha não vai desviar a equipe interna de comunicação de sua rotina. Apenas ações pontuais de direcionamento serão necessárias.
REVITALIZAÇÃO DA CAMPANHA E DESDOBRAMENTO DO APP
À medida que a data do evento aproximar, nossa equipe intensifica a campanha para que o visitante da JMJ não esqueça de instalar e usar o aplicativo.
A partir da versão criada para atender ao JMJ RIO, outros aplicativos podem ser desdobrados para atender os demais públicos, dando mais eficiência à comunicação, podendo contar com acesso logado, quando for o caso.
